Sócrates Bomfim (in memoriam 1908-1984)

Sócrates Bomfim nasceu no rio Juruá, no dia 30 de maio de 1908, no povoado que se formava no seu afluente o rio Eiru, nome adotado para um importante seringal que existia naquela região.

Seus pais o jovem nordestino Francisco Laurentino do Bomfim e a bela jovem de origem boliviana Maria Arauz do Bomfim, filha de um dos sócios de uma conhecida firma exportadora de extração de látex no Acre, sediada na Bolívia. Francisco era cearense, pretendia ser padre, no seminário chegou a ser diácono, contudo abandonou a batina, nunca explicou os motivos do abandono da vida de sacerdócio. Ele morava em Fortaleza no Ceará, onde conheceu Maria uma estudante com ascendência boliviana. Francisco Laurentino atuou em várias causas jurídicas naquela cidade como juiz de Paz – casou-se e mudou-se para Eirunepé, nessa época um centro comercial importante no estado.

Sócrates Bomfim foi um homem admirável no melhor dos sentidos que se possa traçar. Quando habitava este mundo era tido como um homem correto, de grande cultura e fino trato. Dotado de dotes de um cidadão exemplar: probo, talentoso e perseverante.

BIBLIOGRAFIA

Um esboço da vida amazônica

Sócrates Bomfim

2021

Sinopse

As obras em formato digital estão completas e podem ser baixadas gratuitamente.

A Academia Amazonense de Letras disponibilizou 40 títulos em formato digital para consulta e download no site da Instituição. A iniciativa foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa 2020/Lei Aldir Blanc – “Prêmio Feliciano Lana” do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

Um esboço da vida amazônica

Sócrates Bomfim

2008

Sinopse

O ensaio “Um Esboço da Vida do Amazônica” que Sócrates Bomfim escreveu e publicou em 1960 dentro da Coleção Araújo Lima, patrocinada pela antiga SPVEA, naquela época já em segunda edição, é resultante dos vários encontros levados a efeito no último semestre de 1951, no auditório do Ministro do Trabalho no Rio de Janeiro. A plateia era formada principalmente pelos dirigentes de todos os órgãos federais, cujas atividades principais estavam voltadas para a Amazônia. Debatiam-se naquela altura, principalmente no âmbito do Congresso Nacional, as dificuldades que o Governo Federal enfrentava para ajustar as suas ações ao desafio amazônico, exatamente no início de um novo governo e também quando se cogitava a criação de uma superintendência capaz de eliminar os óbices existentes, principalmente na execução dos objetivos nacionais permanentes.

IMPRENSA

Redação do JCAM. Sócrates Bomfim, um homem à frente de seu tempo: se vivo estivesse, o empreendedor completaria 100 anos no próximo dia 30. 27 de maio de 2008.

Mário Adolfo. Cidade do aço: Siderama é saqueada em plena luz do dia em Manaus. 16 de maio de 2018.

DOCUMENTÁRIO

Selo Editorial Temporal (Acervo família Bomfim). “Centenário de Sócrates Bomfim”. 12 de maio de 2022.

Iniciar chat
Precisa de ajuda?
Olá bem-vindo ao Perfil – Sócrates Bomfim
podemos aqui esclarecer suas dúvidas.